Mitos e Verdade sobre o Glaucoma

Dra. Amanda Geraldi Tormena
CRM-PR 33.286 – RQE: 23.211

O glaucoma é uma doença ocular crônica, geralmente assintomática, capaz de causar cegueira se não for tratada. Não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequeado e monitoramento contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a cegueira. Muito se fala sobre o glaucoma, mas nem tudo que circula na internet sobre a doença é verdade. Confira agora com a médica especialista em glaucoma Dra. Amanda Geraldi Tormena, o que é mito e o que é verdade sobre essa doença.

A única maneira de saber se tenho glaucoma é consultando um oftalmologista.

VERDADE

Durante a consulta, o médico oftalmologista realizará uma avaliação e exame completos, solicitando exames complementares na suspeita do glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, tomografia de coerência óptica (OCT), retinografia, dentre outros. Sem esses exames, não há como estabelecer um diagnóstico preciso e seguro, assim como acompanhar a evolução da doença.

Todas as pessoas podem ter glaucoma.

VERDADE

Qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em pessoas de etnia negra e asiática, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, em portadores de alta miopia, em usuários crônicos de corticóides e em pacientes diabéticos.

Glaucoma tem cura.

MITO

O glaucoma não tem cura, mas pode ser controlado. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento e acompanhamento oftalmológico.

Só tem glaucoma quem tem a pressão intraocular elevada.

MITO

Há pacientes com a doença que apresentam pressão intraocular normal e outros que a apresentam alta. Portanto, a pressão intraocular ideal para estabelecer o controle da doença deve ser definida pelo seu oftalmologista especialista em Glaucoma.

A pressão intraocular tem relação direta com a pressão arterial.

MITO

São duas pressões distintas. A pressão arterial é a existente dentro dos vasos sanguíneos e a pressão intraocular é a existente dentro do olho.

Existe relação entre a pressão intraocular e o uso de corticóides.

VERDADE

O uso de corticóides pode aumentar a pressão intraocular, importante fator de risco para o desenvolvimento de danos glaucomatosos. Por esta razão, só devem ser usados com recomendação médica.

Fumo e obesidade agravam o glaucoma.

VERDADE

O fumo e a obesidade predispõem para o agravamento da doença.

Os portadores de glaucoma podem ser operados de catarata.

VERDADE

Os portadores de glaucoma podem e devem ser operados de catarata, ainda que alguns cuidados especiais sejam observados. Em alguns tipos de glaucoma a cirurgia de catarata pode colaborar com o controle da pressão intraocular.

Quem tem glaucoma pode usar lente de contato.

VERDADE

As lentes de contato podem ser usados em portadores de glaucoma, sem prejuízo ocular, mas com cuidados especiais.